terça-feira, 18 de maio de 2010

HISTORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Desde os primórdios da humanidade, o homem associou-se a outros para conseguir, por meio do esforço conjunto, atingir determinados objetivos.Desse esforço conjunto surgiram as empresas rudimentares, que remontam à época dos assírios, babilônios, fenícios etc. Porém, a história da administração é relativamente recente, e surgiu com o aparecimento da grande empresa. O fenômeno que provocou o aparecimento da grande empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução Industrial. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776.A aplicação da máquina a vapor no processo de produção provocou um enorme surto de industrialização, que se estendeu rapidamente a toda a Europa e Estados Unidos.

A Revolução Industrial desenvolveu-se em duas fases distintas:

a.Primeira fase, de 1780 a 1860

É a revolução do carvão(como principal fonte de energia)e do ferro(como principal matéria-prima).Começa com a introdução da máquina de fiar, no tear hidráulico e posteriormente do tear mecânico,do descaroçador de algodão provocando a mecanização das oficinas e da agricultura.O trabalho do homem do animal e da roda d'água é substituído pelo trabalho da máquina, surgindo o sistema fabril: o antigo artesão transforma-se no operário e a pequena oficina patronal sede lugar à fabrica e à usina. As novas oportunidades de trabalho provocam migrações e consequente urbanização ao redor de centros industriais. Há uma revolução nos meios de transportes e comunicações: surge a navegação a vapor, a locomotiva a vapor, o telégrafo e o telefone. É o início do capitalismo.

b.Segunda fase, de 1860 a 1914

É a revolução da eletricidade e derivados do petróleo(como as novas fontes de energia) e do aço(com a nova matéria-prima).É a introdução definitiva da maquinária automática e da especialização do operário.Há uma intensa transformação dos meios de transporte e nas comunicações: surge a estrada de ferro , o automóvel, o avião o telégrafo sem fio, o rádio. o capitalismo financeiro consolida-se e surgem as grandes organizações multinacionais (como a Standard Oil, a General Electric, a Westinghouse, a Siemens, a Dupont, a United States Steel etc.)

Ao final desse período, o mundo já não era mais o mesmo. E a moderna administração surgiu em resposta a duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial, a saber :

a.Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que as passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvização

b.Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.


A Moderna Administração

A moderna administração surgiu no início deste século, quando dois engenheiros publicaram suas experiências. um era americano, Frederick Winslow Taylor (1856-1915) que veio a desenvolver a chamada Escola da Administração Científica, com a preocupação de aumentar a eficiência da industria por meio da racionalização do trabalho dos operários. O outro engenheiro era francês, Henri Fayol(1841-1925)que veio a desenvolver a chamada Escola Clássica da Administração, com a preocupação de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração. embora esses precursores da administração jamais se tenham comunicado entre si e seus pontos de vista sejam diferentes, até mesmo opostos, o certo é que suas idéias se complementam, razão pela qual suas teorias dominaram as cinco primeiras décadas deste século no panorama da administração das empresas. Taylor - Escola da Administração Científica = Organização do Trabalho de cada operário. Fayol - Escola Clássica da Administração = Organização da Empresa como um todo.

A partir desses dois pioneiros, a pequena história da administração moderna pode ser assim resumida nas seguintes teorias ou escolas que lhes sucederam

a. Teoria da Administração Científica: desenvolvida por engenheiros americanos, seguidores de Taylor. Preocupavam-se principalmente com a organização das tarefas, isto é, com a racionalização do trabalho dos operários.

b. Teoria Clássica da Administração: desenvolvidas por seguidores de Fayol. preocupava-se principalmente com a estrutura organizacional da empresa, com a departamentalização e com o processo administrativo. Recentemente, a Escola Clássica reapareceu com Peter Drucker e a chamada Escola Neoclássica, preocupada com a administração por objetivos.

c. Teoria das Relações Humanas: desenvolvida a partir de 1940, nos Estados Unidos. Preocupada principalmente com as pessoas, com os grupos sociais e com a organização informal. Mais recentemente, esta escola ressurgiu com novas idéias, com o nome de Teoria do Comportamento Organizacional, preocupada mais com o comportamento global da empresa do que propriamente com o comportamento de pessoas ou de grupos sociais tomados isoladamente.

d. Teoria Estruturalista: desenvolvida a partir de 1950 preocupada em integrar todas as teorias das diferentes escolas acima e numeradas. A Escola Estruturalista teve início com a teoria da burocracia com Max Weber.

e. Teoria de Sistemas: desenvolvida a partir de 1970. Passou a abordar a empresa como um sistema aberto em contínua interação com o meio ambiente que o envolve.

f. Teoria da Contingência: desenvolvida no final da década de 70, sob a influência da Teoria de Sistemas. Para essa teoria, a empresa e a sua administração são variáveis dependentes do que ocorre no ambiente externo, isto é, a medida que o meio ambiente muda, também ocorre mudanças na empresa e na sua administração como conseqüência. Isto significa que na administração tudo é relativo e nada é absoluto. Para a teoria da contingência tudo o que ocorre na empresa depende da situação e do ambiente externo

Teoria da Burocracia
Max Weber

Origens
• A fragilidade e a parcialidade das teorias Clássica e das Relações Humanas, que detinham uma visão extremista e incompleta sobre as organizações.
• A necessidade de um modelo racional que envolvesse todas as variáveis da organização.
• O crescimento e a complexibilidade das organizações, passou a exigir modelos mais bem definidos.
A burocracia se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins), para que se obtenha o máximo de eficiência.
Tipos de Sociedade ou Poder ou Autoridades Legítimas
• Tradicional: irracional, conservador, patriarcal e patrimonialista
• Carismática: irracional, conseguido através do carisma
• Burocrática, legal ou racional: racional, conseguido através de normas impessoais
Tipos de Autoridade
• Poder: potencial para exercer influência
• Autoridade: probabilidade de uma ordem ser obedecida. Ter autoridade é ter poder; mas ter poder não significa ter autoridade [principalmente quando não é legitimada (aceita por todos)]
• Dominação: o governante acredita ter o direito do poder, e os governados a obrigação de obedecer-lhe
Fatores que Desenvolveram a Burocracia, segundo Weber
• Economia Monetária: a moeda racionaliza as transações econômicas
• Superioridade Técnica: a Burocracia é superior a qualquer outro tipo de organização
Características da Burocracia
• Caráter legal das normas e regulamentos: é uma organização ligada por normas e regulamentos
• Caráter formal das comunicações: são registradas por escrito
• Divisão racional do Trabalho
• Impessoalidade: relação a nível de cargos, e não de pessoas
• Hierarquia: cada cargo inferior deve estar sob supervisão do cargo automaticamente superior
• Rotina: o funcionário deve fazer o que a burocracia manda; não tem autonomia
• Meritocracia: a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica
• Especialização da Adm.: separação entre propriedade e administração
• Profissionalização
• Previsibilidade: prever as ações; através das normas
Disfunções da Burocracia
• Internalização das regras: as normas passam de "meios para os fins"; os funcionários adquirem uma viseira e esquecem que a previsibilidade é uma das características mais racionais de qualquer atividade
• Excesso de formalismo e papelatório: necessidade de formalizar e documentar todas as comunicações
• Resistência a mudanças
• Despersonalização: os funcionários se conhecem pelos cargos que ocupam
• Categorização como base do processo decisorial: o que possui o cargo mais alto, tomará as decisões independentemente do conhecimento que possui sobre o assunto
• Superconformidade às rotinas
• Exibição de poderes de autoridade
• Dificuldade com clientes: o funcionário está voltado para o interior da organização
• A burocracia não leva em conta a organização informal e nem a variabilidade humana

Administração Científica
Taylor

Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho do operário. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo; dando ênfase na tarefa. Para ele a administração tinha que ser tratada como ciência.
Organização Racional do Trabalho
• Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos: objetivava a isenção de movimentos inúteis, para que o operário executasse de forma mais simples e rápida a sua função, estabelecendo um tempo médio.
• Estudo da fadiga humana: a fadiga predispõe o trabalhador a diminuição da produtividade e perda de qualidade, acidentes, doenças e aumento da rotação de pessoal
• Divisão do trabalho e especialização do operário
• Desenho de cargos e tarefas: desenhar cargos é especificar o conteúdo de tarefas de uma função, como executar e as relações com os demais cargos existentes.
• Incentivos salariais e prêmios de produção
• Condições de trabalho
• Padronização: aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir os custos
• Supervisão funcional: os operários são supervisionados por supervisores especializados, e não por uma autoridade centralizada.
Homem Econômico
"o homem é motivável por recompensas salariais, econômicas e materiais"
A organização era vista como um sistema fechado, isto é, os indivíduos não recebiam influências externas.
O sistema fechado é mecânico, previsível de determinístico.
Fordismo
Aperfeiçoamento e mecanização (esteira móvel) do sistema criado por Taylor.
• 1913- proibição do uso do cronômetro (pelo estado americano)
• 1914- Ford cria a linha de produção
Características do Fordismo:
• Crediário: atrair o consumo (até p/ os próprios operários)
• Introduziu o marketing como nunca antes
• Aumentou os salários a padrões desconhecidos
• Reduziu a jornada de trabalho para 8 horas
• Criou a Produção em Massa, a Verticalização (extração da matéria-prima até a comercialização do produto) e o "just in time" (não existe estoque, você produz o que vende)
• Criou o trabalhador Ford (sob vigilância: hábitos dentro e fora da empresa)
Princípios
• Intensificação: maior velocidade possível = linha de montagem
• Economicidade: menor tempo possível, sem empaco de produção ("just in time")
• Produtividade: máximo de produção no menor tempo
Teoria das Relações Humanas
Elton Mayo

Esta teoria foi feita em oposição à Teoria Clássica, já que esta colocou a tecnologia e o método de trabalho como as principais preocupações da administração.
Origens:
• Necessidade humanizar e democratizar a administração.
• O desenvolvimento das ciências humanas (a importância da psicologia e da sociologia no implante de um conceito administração.
Homem Social
O indivíduo é motivado pela necessidade de "estar junto" e ser "reconhecido socialmente". As recompensas são simbólicas, e não financeiras.
As Necessidades Humanas Básicas
• Necessidades fisiológicas
• Necessidades psicológicas: segurança íntima, de participação, de autoconfiança e de afeição.
• Necessidade de auto-realização
Características das Relações Humanas
• Nível de produção é resultante da integração social: a capacidade física não terá eficiência se este indivíduo sofre de um desajuste social.
• Comportamento social dos indivíduos: o comportamento do indivíduo se apóia totalmente no grupo.
• Recompensas ou sanções sociais: o operário que produzir acima ou abaixo da média do grupo, perderia o respeito perante os seus colegas.
• Grupos informais: definem suas próprias normas dentro do grupo.
• Relações humanas: ações e atitudes desenvolvidos pelo contato entre pessoas e grupos.
• Importância do conteúdo do cargo: trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos e cansativos, reduzindo a eficiência. O trabalhador tem autonomia.
• Ênfase nos aspectos emocionais: organização informal.
Pontos de vista de Mayo
• O trabalho é uma atitude grupal
• O operário reage como um membro de um grupo social
• A formação de uma elite capaz de compreender e de comunicar, dotada de chefes democráticos e simpáticos
• Homem social
• A organização desintegra grupos primários (família), mas forma uma outra unidade social
• O conflito é o germe da destruição

Teorias sobre liderança
- Teoria de traços de personalidade
• traços físicos: energia, aparência e peso
• traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança
• traços sociais: cooperação, habilidades administrativas e interpessoais
• traços c/ tarefas: iniciativa, persistência e impulso de realização
- Teoria sobre estilos de liderança
• Autocrática: o trabalho somente se desenvolve com a presença física do líder
• Liberal: pouco respeito em relação ao líder e forte individualismo agressivo
• Democrática: líder e subordinados desenvolvem uma comunicação franca, espontânea e cordial. Há um sentido de responsabilidade mútua.
- Teoria situacionais de liderança
Quanto menor o uso de autoridade pelo administrador, maior a área de liberdade dos subordinados e vice-versa.
Comunicação
• Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas realizem suas tarefas (habilidade de trabalhar)
• Proporcionar as atitudes necessárias que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos (vontade de trabalhar)
Habilidade de trabalhar + Vontade de trabalhar = Trabalho de equipe
Características da Organização Informal
• Relação de coesão ou de antagonismo: relações pessoais de simpatia ou de antipatia, de diferentes intensidade.
• Status: o prestígio está mais ligado na participação do indivíduo na organização informal (grupo), do que propriamente na organização formal (cargo).
• Colaboração espontânea
• A possibilidade da oposição à organização informal: esta pode se desenvolver contra a organização formal, devido a inabilidade da direção de propiciar um clima favorável.
• Padrões de relações e atitudes
• Mudanças de níveis e alterações dos grupos informais: devido a mudança de pessoal na organização formal.
ABORDAGEM SISTÊMICA
Katz e Kahn
• OS ENFOQUES ANTERIORES CONSIDERAVAM UM ASPECTO DE CADA VEZ
• DAVAM POUCA ATENÇÃO (OU NENHUMA) AO MUNDO EXTERIOR À ORGANIZAÇÃO
• SÃO ENFOQUES QUE SIMPLIFICAM A ORGANIZAÇÃO E A ADMINISTRAÇÃO (ESTUDO ESPECIALIZADO DAS PARTES)
• A SIMPLIFICAÇÃO É A BASE DA ESPECIALIZAÇÃO
• HÁ OUTRA FORMA DE VER AS ORGANIZAÇÕES:
NADA É SIMPLES (AMARÚ)
TUDO DEPENDE DE TUDO (CLELAND e KING)
TUDO É COMPLEXO
• A COMPLEXIDADE É A BASE DO ENFOQUE SISTÊMICO
COMPLEXIDADE
"INDICA GRANDE NÚMERO DE PROBLEMAS E VARIÁVEIS QUE AS ORGANIZAÇÕES E OS ADMINISTRADORES DEVEM ENFRENTAR"
• A FERRAMENTA PARA ENFRENTAR A COMPLEXIDADE É O ENFOQUE SISTÊMICO
• O PONTO DE PARTIDA DO ENFOQUE SISTÊMICO É A IDÉIA DE SISTEMA
• OS SISTEMAS SÃO FEITOS DE DOIS TIPOS DE COMPONENTES OU PARTES:
FÍSICOS ou Concretos: ítens materiais, como equipamentos, máquinas, peças, instalações, pessoas.
CONCEITUAIS ou abstratos: conceitos, idéias, símbolos, procedimentos, regras, hipóteses, manifestações do comportamento intelectual ou emocional.
• Os sistemas são formados pelos dois tipos de componentes (combinação de ambos)
• Pode ocorrer predominância de um tipo em alguns sistemas
ESTRUTURA DOS SISTEMAS
Qualquer sistema pode ser representado como conjunto de elementos ou componentes interdependentes, que se organizam em três partes:
ENTRADAS PROCESSO SAÍDAS
BASES DO ENFOQUE SISTÊMICO
• NÃO SURGIU DEPOIS DOS OUTROS ENFOQUES ESPECIALIZADOS COMO SEQÜÊNCIA
• A IDÉIA DE SISTEMA VEM DA GRÉCIA ANTIGA
• O MODERNO ENFOQUE SISTÊMICO COMEÇOU NA MESMA ÉPOCA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, DO PROCESSO ADMINISTRATIVO E DA QUALIDADE TOTAL
• EM 1918 MARY PARKER FOLLET FALAVA DA NECESSIDADE DE OS ADMINISTRADORES CONSIDERAREM A "SITUAÇÃO TOTAL" (MODELO HOLÍSTICO): não apenas os indivíduos, grupos, mas também fatores ambientais como economia, política, biologia
• - HOLÍSTICO: do grego holos- todo, totalidade
• enfoque holístico e enfoque sistêmico são idéias similares
• Outros pensadores retomaram a mesma proposição e desenvolveram diversas linhas de pensamento que convergiram para o moderno enfoque sistêmico. As 3 linhas mais importantes são:
- a teoria da forma
- a cibernética
- a teoria geral dos sistemas
1. TEORIA DA FORMA
• em 1924, psicólogos alemães desenvolveram o conceito de teoria da forma
- as pessoas enxergam os objetos e fenômenos em seu conjunto
- a natureza de cada elemento é definida pela estrutura e pela finalidade do conjunto a que pertence. Ex. a perna da mesa é interpretada como parte da mesa e não como elemento isolado.
- quando olham um objeto qualquer as pessoas o enxergam sistematicamente
2. CIBERNÉTICA - 1940
CAMPO DA CIÊNCIA QUE BUSCA ENCONTRAR OS ELEMENTOS COMUNS NO FUNCIONAMENTO DAS MÁQUINAS E DO SISTEMA NERVOSO HUMANO (NORBERT WIENER - matemático americano)
- A idéia central da cibernética é o autocontrole dos sistemas, visando ao alcance de um objetivo
- O conceito de que todo sistema deve ser autocontrolado por meio de algum fluxo de informação que lhe permita manter sempre o funcionamento desejado.
3. TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
O MÉTODO QUE PROCURA ENTENDER COMO OS SISTEMAS FUNCIONAM
• Desenvolvida pelo cientista alemão Ludwig von Bertalanffy - 1930
- observou que a ciência se acostumara a tratar de forma compartimentada muitos problemas que exigiam uma abordagem mais ampla ou holística.
- formulou 2 idéias básicas de sua teoria:
a) INTERDEPENDÊNCIA DAS PARTES
- os todos são formados de partes interdependentes
b) TRATAMENTO COMPLEXO DA REALIDADE COMPLEXA
- "a tecnolofia e a sociedade hoje em dia tornaram-se tão complexas que as soluções tradicionais não são suficientes. É necessário utilizar abordagens de natureza holística ou sistêmica, generalistas ou interdisciplinares." (tecnologia dos sistemas: técnicas desenvolvidas para lidar com a complexidade)
• introdução dos sistemas: novo paradigma científico
• contrasta com o paradigma antigo (ciência clássica): analítico, mecanístico e linear de causa e efeito
• tem como objetivo classificar os sistemas segundo a maneira como seus componentes se organizam e identificar as "leis"ou padrões característicos de comportamento de cada categoria de sistemas. (Johnson et al)
1. PRINCÍPIO DE PLANEJAMENTO:
• substituir o critério individual, a improvisação e a atuação empírico-prática pelos procedimentos científicos
• substituir a improvisação pela ciência através do planejamento do método
2. PRINCÍPIO DE PREPARO:
• preparar o homem para o trabalho (seleção e treinamento)
• preparar máquinas e equipamentos de produção
• preparar a disposição racional das ferramentas e materiais (layout)
3. PRINCÍPIO DO CONTROLE:
• controlar o trabalho para execução conforme as normas e planejamento
4. PRINCÍPIO DA EXECUÇÃO:
• distribuir as atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja mais disciplinada.
ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS
DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA
Uma Organização É Um Sistema Composto De Elementos Ou Componentes Interdependentes, Que Podem Ter Cada Um Seus Próprios Objetivos
A ORGANIZAÇÃO POSSUI PELOS MENOS DOIS SISTEMAS (OU SUBSISTEMAS)
SISTEMA SOCIAL SISTEMA TÉCNICO
SISTEMA TÉCNICO: formado por recursos, componentes físicos e abstratos que, até certo ponto independem das pessoas: objetivos, divisão do trabalho, tecnologia, instalações, duração das tarefas, procedimentos.
SISTEMA SOCIAL: é formado por todas as manifestações do comportamento dos indivíduos e dos grupos: relações sociais, grupos informais, cultura, clima, atitudes e motivação.
• a Administração científica focaliza apenas a eficiência do sistema técnico e deixa as pessoas em segundo plano;
• a escola de Relações humanas: focaliza somente o sistema social e deixa a tarefa em segundo plano
• a visão sistêmica propõe uma visão integrada: as organizações são sistemas sociotécnicos
• ALGUNS AUTORES DISTINGUEM 03 SISTEMAS SOCIAIS
SISTEMA SOCIAL
- cultura
- grupos informais
- sentimentos
SISTEMA ESTRUTURAL SISTEMA TECNOLÓGICO
- grupos formais - tecnologia
- estrutura - conhecimentos
- normas e procedimentos - experiência
IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE
• a análise ambiental é uma das técnicas do enfoque sistêmico
- finalidade: identificar os segmentos ou componentes do ambiente a fim de permitir seu estudo sistemático
• Enfoque Sistêmico: ênfase no AMBIENTE
ESTRUTURA DO AMBIENTE
1. AMBIENTE IMEDIATO
• CONCORRENTES
• FORNECEDORES
• CLIENTES/MERCADO
• DISTRIBUIDORES
• SINDICATOS DE EMPREGADOS
2. MACROAMBIENTE
• TECNOLOGIA
• ECOLOGIA
• LEGISLAÇÃO/INSTITUIÇÕES
• ECONOMIA
• DEMOGRAFIA
• SOCIEDADE COMO UM TODO
ESTABILIDADE DO AMBIENTE
AMBIENTE ESTÁVEL
- mudanças lentas/ imperceptíveis
- economia estável
- legislação não se altera
- clientes com comportamento regular/previsível
- concorrencia inexiste ou é a mesma

AMBIENTE INSTÁVEL
- quanto mais instável, mais turbulento
- mudança econômica
- concorrência agressiva
- sociedade em transformação
APLICAÇÕES DO ENFOQUE SISTÊMICO
1. evidenciou a importância do pensamento holístico, que procura entender e manejar a complexidade de qualquer situação ou problema enfrentado pelas organizações.
2. estabeleceu a importância de considerar o ambiente como determinante da eficácia da organização
3. consolidou o contingency approach, a abordagem situacional (contingencial) para o processo administrativo, segundo a qual as práticas administrativas e a estrutura organizacional devem estar em sintonia com o ambiente para serem eficazes.
4. facilitou o tratamento da questão estratégica na administração e de outros enfoques para os quais a visão global é importante

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