quarta-feira, 12 de maio de 2010

Administre o seu tempo para blogar

Indo um pouco além de nossos Blogs também!
Sempre falo da importância de se dedicar um tempo para o blog diariamente, para que possa fazer pesquisas e escrever de forma eficiente, divulgar seu conteúdo e relacionar-se nas redes sociais. Tudo isso é de extrema importância e é fundamental uma regularidade nessas atividades até para se poder acompanhar os resultados e fazer análises de seu blog. Mas há um momento especial de cuidado com o seu blog: a hora de preparar e escrever uma nova postagem. A qualidade de seus textos está intimamente relacionada à forma como você se dedica a isso.



Esse é um artigo bem objetivo e simples, mas que acredito que poderá revolucionar a sua forma de blogar e principalmente, redefinir seu estilo de escrever seu conteúdo e pesquisar para seu blog, bem como pode até te dar uma nova visão de como está organizando sua vida e suas atividades. A imagem abaixo serve bem para ilustrar o que vou tratar aqui.



tela-distrair



Com todas as facilidades que a internet nos proporciona e tudo o que se dá pra fazer com nosso computadores cada vez mais poderosos, estamos sempre com menos tempo e mais distraídos, o que faz as horas de nosso dia parecerem poucas e sempre precisamos de mais tempo para fazer tarefas simples. Isso porque nos distraímos cada vez mais com cada vez mais coisas.



O título desse artigo serviu para chamar a atenção e podemos falar um pouco mais do que apenas sobre cuidar de blogs e publicar artigos.

E não é apenas a tela do PC, mas o nosso celular ligado do lado do mouse, com suas mensagens e chamadas, a TV com centenas de canais. Nossos compudadores estão abarrotados de músicas e vídeos (pode ser pelo Youtube também), MSN para conversarmos com amigos, família e trabalho, Twitter para contatos e troca de informações à velocidade de 140 caracteres, Orkut, Facebook, Leitores de Feed, notícias e artigos de outros Blogs.

Nossos navegadores de internet abrem dezenas de páginas numa única janela com suas abas e nem sabemos bem selecionar o que realmente vale a pena ler. Lemos pouco, cada vez pior e com menos critérios.



O que me motivou esse artigo foi o que a Juliana Sardinha escreveu no seu twitter:



twite-juliana-ler



Tenho notado o mesmo problema. As pessoas lêem pouco e, quando lêem não são capazes de compreender o todo e absorver a informação. Existem vários fatores que podem determinar isso, mas o que mais pode afetar é a falta de atenção ou a constante distração que sofremos. Não nos concentramos mais e nos dedicamos pouco em manter nosso foco no que estamos fazendo naquele exato instante.

Não nos dedicamos em resolver nosso problemas e queremos sempre tudo à mão. Um exemplo simples: recebo diariamente dezenas de contatos pedindo informações que já tratei em outros artigos. Bastaria o visitante digitar a dúvida que tem no formulário de pesquisa no canto superior da tela que irá encontrar o tutorial desejado. Mas preferem mandar um e-mail e pedir que alguém resolva.



Aos poucos vamos nos tornando todos “bipolares”, sofrendo com “distúrbios de déficit de atenção” fazendo mil coisas ao mesmo tempo, mas sem qualidade e sem consciência completa de nossos atos. Incapazes de completar tarefas simples e objetivas.

Pense quando foi a última vez que você parou mais de 1 hora pra ler um bom livro? Quantos artigos e textos de blogs você abriu hoje e leu por completo o texto, do início ao fim? Acontece que não conseguimos nos concentrar numa única coisa por muito tempo. Ao escrever um artigo para seu blog ou fazer alguma pesquisa, comece agora a medir o seu tempo. Estou propondo que comece a se dedicar em uma única tarefa, seja escrever ou ler. Sem ligar uma música, sem abrir MSN, Orkut e twitter e ficar acompanhando as atualizações de tudo ao mesmo tempo, até mesmo desligando o celular (ou coloque no silencioso).



Tempo NÃO é Dinheiro, Tempo é a sua Vida!

ampulheta Esse é um artigo para refletir além de sua atividade na blogosfera ou nas redes-sociais. Isso pode melhorar a sua produção no trabalho e até as suas relações pessoais. Passar mais tempo sem precisar verificar um e-mail ou abrir o Twitter e até ficar trocando SMS com outras pessoas. Vou dar um exemplo bem concreto.

Eu não mando e-mails para minha noiva. E-mails são impessoais, frios e sem graça e podem até distanciar as pessoas. Trocamos mensagens de celular como uma carinho, mas não fico tendo conversas ou mandando recados. Acontece que é bom manter contato, mas que seja pessoal, direto. É melhor ouvir a voz por telefone do que limitar-me aos poucos caracteres de uma tela de celular. Relacionamentos se fazem com contatos ou vamos acabar perdendo nossa capacidade de diálogo e dedicação.



Assim, comece a dedicar-se de verdade, um tempo para cada coisa, hora pra tudo: hora pra apreciar uma música, ler um livro, assistir TV e ficar com quem você ama. Faça o teste já com o seu blog, por exemplo. Quando for escrever um artigo e preparar uma pesquisa para publicar seus posts, dedique-se exclusivamente a isso. Invista seu tempo em ler mais e melhorar a qualidade de sua leitura, para saber selecionar melhor as coisas e entender o que está fazendo, sem ser mecânico, automático.

Do seu blog, passe para o seu dia-a-dia e para seus relacionamentos, para o seu trabalho. Comece a assumir que precisa passar mais tempo sem distrações e você verá sua qualidade de vida subir e tudo em sua vida vai produzir mais resultados positivos. Sei que fugi um pouco do foco de meus artigos, mas não tinha outra forma de abordar esse tema que não fosse falando de como estamos perdendo o tempo precioso de nossa única vida! Dedique mais tempo para o que realmente importa, mas para uma única coisa de cada vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário