terça-feira, 31 de agosto de 2010

Classificação das pesquisas

Classificação das pesquisas

1)Do ponto de vista da sua natureza pode ser:

-Pequisa Básica: objetiva gera conhecimentos novos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.
-Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática dirigidos a soluções de probelmas especificos. Envolve veradades e interesses locais.

Pesquisa Científica

É um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. Deve seguir uma metodologia que compreenda uma sequência de etapas logicamente encadeadas, de forma que possa ser repetida obtendo -se os mesmos resultados.

O que é ciência?

É a atividade que propõe a aquisição sistemática de conhecimentos sobre a natureza biológica como a finalidade de melhoria da qualidade de vida, intelectual e material.
O conhecimento cientíifico nunca é absoluto ou final, pode ser sempre modificado e substituido.


Método científico

Método científico consiste em num conjunto de etapas ordenadamente dispostas a serem executadas que tenham por finalidade a investigação de fenômenos para a obtenção de conhecimentos.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Conhecimento

Conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam de acordo com o meio em que as pessoas vivem;
O conhecimento se da pela vivência circunstancial e estrutural das propriedades necessárias 'a adaptação , interpretação e assimilação do meio interior e exterior ao ser.
O conheceimento existe quando a pessoa ultrapassa o "dado" vivido explicado-o.
Tipos de conhecimentos: Conhecimento filosófico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento cientifíco.
Conhecimento Filosófico é fruto do raciocinio e da reflexão humana, é uma postura diante do mundo.
Conhecimento teológico é o conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Do ponto de vista teológico, a existência divina é evidente, e evidência não se demonstra nem se experimenta, mas se analisa , interpreta e se explica.
Conhecimento empírico (senso comum) é o conhecimento do dia a dia e que se obtém pela experiência cotidiana.
Conhecimento científico é o conhecimento racional, sistemaático, exato e verificável da realidade. Busca explicar de modo racional aquilo que se esta observando:
--Surgiu a partir das preocupações humanas cotidianas, e esse procedimento é consequente do bom senso organizado e sistemático.
--É um produto resultante da investigação cientifica.

domingo, 29 de agosto de 2010

Origem dos custos

Os custos provém de uma ramificação da Ciência Contábil: a Contabilidade de Custos.
Diferença entre custo e despesa: Custos= gastos na produção, Despesas= gastos na Administração. Diferença entre investimentos e desembolso: Investimento= gasto ativo, Desembolso= pagamento Bem e Serviços. Diferença entre desperdício e perda: Disperdício= sem controle de gastos, Perda= gastos involutários/excepcionais.




Classificação dos custos

Os custos são classificados em CUSTOS DIRETOS, CUSTOS INDIRETOS, CUSTOS FIXOS, CUSTOS VARIÁVEIS.

CUSTOS DIRETOS: Sãp aqueles que pode ser indentificados e qualificados nos produtos prontos ou serviços facilmente valorizados, não necessitando de rateio ou distribuição proporcional. Grande parte das industrias compõem se de materiais e mão-de-obra.

CUSTOS INDIRETOS: São aqueles que necessitam de medição para definir o critério de rateio, ou seja, não são perfeitamente indentificados nos produtos ou serviços.

CUSTOS VARIÁVEIS:São aqueles que mantem a relação direta com o volume de produção ou serviço, ou seja , sempre que se altera o volume de produção, atera o volor toda do produto.

CUSTO FIXOS: São aqueles que permanecem constantes, ou seja, não variam de acordo como o volume de produção. Uma alteração no volume de produção não altera o valor total do custo.

Importancia da contabilidade de custo para a gestão empresarial

Há quatro tipos de custeios:

Custeio Direto ou Variável,
Custeio por Absorção ou Pleno,
Custeio Baseados nas Atividades ou ABC
Custeio Meta ou Target costing

São tres características fundamentais de sistemas de custos:

1- Quanto a forma de acumulação de custos; Por ordem ou por processos.

2-Quanto a composição por custos: Direto (Variável) ou por Absorção.

3-Quanto ao momento de apuração de custos: Pós-determinados (reais ou historicos) ou predeterminados (estimados e padrões)